Pular para o conteúdo principal

Malu e os vídeos infantis

Como toda criança da geração dela, a Malu é super ligada em tecnologia e ama assistir vídeos infantis! Já foi muito fã da Galinha Pintadinha, dos Pequerruchos, do Cocoricó, ficava com os olhinhos fixos no Bebê Mais e hoje os seus preferidos são A Casa do Mickey e Patati Patatá.

Confesso que desde que ela era bem bebezinha, muitas vezes recorri a esses milagrosos DVD´s para poder fazer as atividades da casa, comer ou tomar banho (E que mãe ou pai nunca fez isso? Hã? Hã?).

Amo essa foto! A Malu tinha um pouco mais de 1 aninho.
Olhem só a bagunça e a alegria dela assistindo Bebê Mais!
Ainda hoje, levamos o tablet como "último recurso" quando ela não quer mais ficar sentada na mesa do restaurante e não queremos que fique em pé na cadeira ou saia correndo entre as mesas! kkkkk

Assistindo Cocoricó na pizzaria

Ela não costuma assistir à programação da TV aberta, mas, vez ou outra, a TV está ligada e quando nos damos conta ela está assistindo... Percebi que ela se assusta com matérias sobre violência que passam nos noticiários, questiona o que está acontecendo na novela, fica preocupada e quer chorar porque as pessoas caem nas "vídeo cacetadas" (vídeos que não tem nada de engraçado mesmo, né?). 

Isso fez eu me questionar se é bom ou ruim deixá-la assistir à TV... Fui pesquisar um pouco sobre o assunto na net e me deparei com essa informação: 

“De acordo com os médicos da Academia Americana de Pediatria (AAP em inglês), o uso de DVDs e vídeos infantis para distrair as crianças pode interferir na capacidade da criança falar, atrasando todo o processo”.

Ops! Como assim? A Malu fala pelos cotovelos!

Então, para o meu alívio encontrei essa matéria do Baby Center (Ah, sempre o querido Baby Center me ajudando tanto!) e dela vou tirar alguns trechos:

Pense na TV, no DVD ou em filmes e programas no YouTube como se fossem açúcar: você até deixa seu filhinho consumi-lo, mas com moderação.

Como fazer da TV e dos filminhos um instrumento de aprendizado:
Controle o tempo
Crianças menores de 2 anos não devem assistir mais do que 15 minutos por vez. Para os maiorzinhos, como a Malu, 1 hora de TV por dia é o máximo.

Escolha os programas
Prefira escolher o programa que o seu filho irá assistir, use DVD´s ou deixe gravado. Assim você evita que ele assista programas inadequados para a idade dele.

Prefira programas calmos e tranquilos
Programas muito agitados irão deixar a criança agitada também, enquanto que programas violentos podem assustar a criança.

Assista TV junto com o seu filho
Desta forma você pode aproveitar o momento para interagir com a criança, ajudá-la a entender o que está vendo e reforça o aprendizado. O papai faz isso muito bem com a Malu!

Uma coisa que a matéria não menciona, mas que é uma preocupação minha, é que a criança não deve ficar para parada, assistindo a TV por muito tempo. A Malu adora dançar, cantar e isso é muito bom para o seu desenvolvimento.

Malu dançando a "Mickeydança"

Dicas aprendidas, agora é só colocar em prática: 
  • Precisamos observar mais o tempo que a Malu passa assistindo vídeos e DVD´s, principalmente nos finais de semana.
  • Evitar deixar que ela assista os programas que não são adequados para ela, como noticiários, novelas, etc., nem que para isso mamãe e papai deixem de assistir.
  •  Continuar assistindo os filminhos com ela, como já fazemos! 

Comentários

  1. Eu não vejo problema ao assistir, até mais ou menos 6 anos a minha filha só assitia dvd's infantis e ao discovery kids. Com 7 o pai assistia junto com ela floribella e hoje em dia ela gosta muito da disney, rs.
    Mas é isso aí que você disse, temos que assistir junto com eles, né?
    Adorei seu blog. Lindo
    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lilia. É isso mesmo, precisamos estar juntos para saber o que eles andam assistindo, né? Muito obrigada pela visita e pelo comentário!
      Beijos!

      Excluir
  2. Fui criada pela Tv, e ainda a Tv aberta, e não acho que teve influências ruins não... na educação de uma criança, muiota coisa influencia...

    bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No "nosso tempo" não tinha esses DVD´s educativos de hoje, né? Mas sabe que eu não assistia muita TV, acho que preferia brincar com outras coisas. Hoje as crianças tem muito acesso e parece que são mais ligadas do que a gente! rsrsrs

      Excluir
  3. Eu faço como vc! Mas ele gosta de assistir dvds de animações (carros, nemo, mosntros SA,) então fica mais de 15min. em frente a tv, não assiste todo, sempre que possível assisto com ele, as vezes ele assiste no berço. Gosto muito dos musicais! Ele interage muito bem, dança, canta, ele está adorando o novo do Patati Patatá!
    Bjus Lu, estou amando ler seu blog!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Eu respondo por aqui. Volte para dar uma olhadinha na resposta.
Se precisar de uma reposta mais urgente, mande um e-mail lucianawinck@hotmail.com
Beijos!