Pular para o conteúdo principal

Sobre os protestos e o Brasil que eu quero para a Malu

Nos últimos dias temos acompanhado as manifestaçoes que estão acontecendo por todo o Brasil, não se fala em outra coisa nas redes sociais e nas ruas, até a Copa das Confederações ficou meio apagada... Então, fiquei pensando se deveria ou não escrever sobre isso, já que esse blog não tem a finalidade de falar sobre política, eu não sou uma entendedora do assunto, sou apenas uma mãe... Mas pensei, pensei e decidi que não posso simplesmente fazer de conta que não sei de nada, afinal o futuro do país que a minha filha vive está em jogo!

Ontem, dia 18 de junho, milhares de manifestantes protestaram nas ruas aqui de Florianópolis. Foi um protesto pacífico na maior parte do tempo, apesar de desagradar à muitos pelo fato de terem impedido a entrada e saída da Ilha por cerca de 1 hora e meia, se não mais. 


Manifestantes caminhando sob as pontes que ligam a Ilha de Florianópolis ao continente

Em outras cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, os protestos iniciaram na segunda-feira e se repetiram ao longo da semana, mas nem sempre foram pacíficos. Viu-se muita violência por parte da Polícia, totalmente despreparada, e a depredação do patrimônio público e privado por uma minoria de vândalos.
A causa dos protestos? Inicialmente, o aumento das tarifas de ônibus, mas a coisa tomou proporções bem maiores! Com as palavras de ordem "Não são apenas 0,20 centavos!" os protestos criticam a condução política do país, a corrupção, a falta de estrutura na saúde e educação, os gastos públicos com as obras para as Copas das Confederações e do Mundo, enfim, as manifestações são causadas pela grande insatisfação da população brasileira que chegou ao seu limite!
Mas a situação acabou ficando um pouco confusa, alguns canais de TV continuam tentando manipular a opinião pública salientando apenas o lado negativo das manifestações, como os transtornos causados à população e os atos de vandalismo, oportunistas estão como “jacaré” tentando pegar “onda” e se beneficiar, a Dilma acabou sendo acusada de culpada de tudo e até em impeachment estão falando...
O que eu penso de tudo isso?
  • Talvez essas manifestações não dêem em nada, daqui a pouco o povo cansa e fica tudo do jeito que está...Mas eu gostaria que servisse para mudar alguma coisa no país para que o futuro da minha filha e de outras criança fosse um pouco melhor! Se diminuisse, ao menos um pouco, a corrupção que assola esse país, muito mais recurso público poderia chegar ao destino e serem aplicados na saúde, na educação, no transporte, na construção de estradas, etc.
  • Eu não vou entrar nessa onda de “Fora Dilma”, por que não acredito que isso vá resolver algum problema... O Collor saiu e adiantou alguma coisa?
  • Os políticos devem ficar com medo do que vai acontecer nas urnas em 2014 (isso se o povo não sofrer de amnésia coletiva outra vez!)
  • O movimento já serviu para o mundo ver que o Brasil não é um paraíso...
  • Precisamos ficar de olho, porque enquanto a gente se distrai com tudo isso, eles estão para votar a PEC-37 (Emenda constitucional que impede que o Ministério Público de investigar os políticos.

Comentários

  1. Lu, os protestos estão repercutindo muito neh?!
    Conseguimos a retroação do valor da passagem em muitas cidades, inclusive aqui em SP!

    bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, verdade, Claudinha!
      Isso é a prova de que o povo na rua pode mudar a situação do país mesmo!
      Beijos!

      Excluir
  2. Acho que mesmo que não continue os protesto ou não adiante muito, valeu a pena pela força que mostramos!
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje sei que os protestos não vão ser em vão, o valor das tarifas de ônibus já baixaram em algumas cidades!
      Ainda há muito o que ser feito que o povo não esmoreça!

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Eu respondo por aqui. Volte para dar uma olhadinha na resposta.
Se precisar de uma reposta mais urgente, mande um e-mail lucianawinck@hotmail.com
Beijos!