Pular para o conteúdo principal

Receitas: Pão recheado e esfirra de carne

Fazer pão nunca foi a minha especialidade! Lembro de uns pãezinhos que fiz quando tinha meus 16 anos que ficaram tão duros que prometi nunca mais fazer pão! A minha mãe riu tanto! kkkkk

Durante muitos anos cumpri a minha promessa, até que comprei uma máquina panificadora e fiz alguns pães bem gostosos... Mas, a tal máquina resolveu dar defeito e eu ainda não mandei arrumar....

Só que eu queria uma receita de pão para colocar aqui no blog e encontrei essa. Fiz algumas pequenas adaptações e não é que deu certo?! Os pãezinhos ficaram macios e gostosos. 

O melhor foi ver a minha princesa se divertindo com a massa. Ela tinha acabado de comer o seu lanchinho e usou a mesa do cadeirão como bancada. 

Malu fazendo pãozinho

Aqui está a minha receita:

Ingredientes

600 g de farinha de trigo (cerca de 5 xícaras)
1 envelope de fermento instantâneo
3 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
1 ovo
1 1/2 xícara (chá) de água morna
1 gema para pincelar
Orégano para polvilhar

Recheio: Pode usar o recheio que desejar, eu usei peito de peru picado e mandiokejo. Só acho que essa massa não serve para recheios doces, porque fica mais salgadinha.

Modo de preparo
Em um recipiente coloque a farinha de trigo, o sal e misture, depois acrescente o fermento instantâneo e os demais ingredientes. Misture com a mão e adicione mais farinha, se necessário. Sove até formar uma massa macia. Deixe crescer, coberto com um pano, de preferência num local fechado como o forno, até dobrar de volume. 
Divida a massa em bolinha, abra com um rolo, recheie, feche e coloque em uma assadeira untada e enfarinhada. 
Pincele com a gema e salpique orégano sobre a massa.
Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até dourar. 



Saindo do forno

Por dentro

Praticamente com a mesma receita, eu fiz esfirras de carne. Apenas diminui a quantidade de farinha de trigo para 300 gr e o fermento para meio pacotinho. Para o recheio usei carne moída refogada com cebola, alho, pimentão e tomate. Ficou uma delícia!

Ah! Eu não tinha a menor ideia de como iria fazer o formato da esfirra...Tentei fazer cortando a massa em quadrados, mas não deu certo... Então, resolvi recorrer ao Google e achei a resposta nesse vídeo.

Esfirras de carne
* Use sempre produtos da sua confiança e que você tenha informações sobre os alergênicos. Em caso de dúvidas, consulte o SAC.

Comentários

  1. hummmmm, que delícia!!!
    Odoro fazer esses tipos de receitas com a Gá, ela tb adora!


    bjão Lu! e bjão na Malu Linda!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Eu respondo por aqui. Volte para dar uma olhadinha na resposta.
Se precisar de uma reposta mais urgente, mande um e-mail lucianawinck@hotmail.com
Beijos!