Pular para o conteúdo principal

Receita - Bolinho de Beterraba com Cacau

Bolo de beterraba está na moda! Isso mesmo! Se você fizer uma pesquisa no google, vai ver que eu tenho razão! Confesso que, quando vi pela primeira vez, achei um pouco estranho e duvidei que pudesse ser gostoso... Mas pensei que seria uma maneira interessante de fazer a Malu comer beterraba, já que ela, assim como o papai, não gosta nem um pouco. 
Para garantir o sucesso da receita com a pequena, resolvi acrescentar o cacau em pó, pois a Dona Malu puxou ao pai nisso também e só quer saber de bolo de chocolate. 
Fiz da mesma maneira que faço quase todos os meus bolinhos, ou seja, no liquidificador. 

Os ingredientes para 12 bolinhos são:
1 ovo
1/4 xícara de óleo (eu usei de canola)
1/2 xícara de açúcar (eu usei demerara)
1 beterraba bem pequena crua, sem casca e picada
1/2 xícara de água morna (pode ser feito sem a água, mas fica uma massa mais firme)
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de café cheia de fermento em pó
* Para fazer um bolo grande, utilize 3 ovos e o dobre a quantidade dos demais ingredientes. 

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador, exceto a farinha de trigo e o fermento, que devem ser misturados, posteriormente. Colocar para assar em formas de cupcake, untadas com óleo ou em forminhas de papel, à 200 graus por 20/30 minutos ou até que espetando uma faca esta saia limpa. 

Se desejar, faça uma cobertura de chocolate. Eu fiz a mais simples de todas, mas você pode fazer um brigadeiro mole (tem receita de brigadeiro de leite de coco na página Receitas Doces) ou ganache de chocolate (derreter uma barra de chocolate meio amargo, sem leite e acrescentar uma caixinha de creme de soja ou de arroz. 

Cobertura simples:

Numa panela, colocar 3 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de chocolate em pó ou 1 de cacau em pó, 1 colher de sopa de margarina Becel e 6 colheres de sopa de água. Mexer bem e levar ao fogo baixo até engrossar. Despejar em seguida sobre os bolinhos. 

Nem parece que tem beterraba, né?

Os bolinhos ficaram muito macios e eu não senti o gosto da beterraba. Não cheguei a dar para a Malu experimentar em casa porque mandei para a escola. Mas acredito que ela tenha gostado.

* Use sempre produtos da sua confiança e que você tenha informações sobre os alergênicos. Em caso de dúvidas, consulte o SAC.

Comentários

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Eu respondo por aqui. Volte para dar uma olhadinha na resposta.
Se precisar de uma reposta mais urgente, mande um e-mail lucianawinck@hotmail.com
Beijos!