Pular para o conteúdo principal

Receitinhas atrasadas

A correria anda grande, por isso estou um pouco ausente daqui. Mas passei para compartilhar as minhas últimas experiências culinárias. 


Brigadeiro de doce de banana


Eu ando testando todas as receitas que encontro de brigadeiro, para ver qual delas vou fazer no aniversário da Malu. Vi no blog A cozinha de João duas receitas de brigadeiro com banana e resolvi testar uma delas, alterei apenas a quantidade de doce de banana. 

6 colheres de sopa bem cheias de doce de banana (desses de comer com pão)
2 colheres de sopa rasas de chocolate em pó sem leite
1/2 colher de sopa de margarina sem leite

Colocar numa panela e levar ao fogo baixo, mexendo até desprender do fundo. Dá o ponto rápido. Deixar esfriar na geladeira. Enrolar e passar no chocolate granulado.
Não precisa colocar açúcar porque o doce de banana já tem.

Não rende muito (8/9 brigadeiros), mas é o ideal para o "kit festa" da Malu.

A massa fica um pouco mais "puxa-puxa" que o brigadeiro de leite condensado, mas não é difícil de enrolar. Basta untar as mãos com um pouco de margarina.

Quanto ao sabor, claro que não fica igual ao de leite condensado (nem tem como, né?), mas fica muito gostoso. O sabor da banana fica suave, com a vantagem de não utilizar soja (eu continuo resistente ao leite condensado de soja). A Malu adorou e vive pedindo para eu fazer de novo. 


Pãezinhos Caseiros assados na Airfryer (pode assar no forno):
* Receita extraída do Blog Fritadeira sem Óleo

1 xícara de água morna (240ml)
1 colher de sopa de azeite
1 e 1/2 colheres de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico granulado seco ou 3 de fresco

Em uma tigela misture todos os ingredientes, sove bem até virar uma massa homogênea (eu precisei colocar um pouquinho mais de farinha para dar ponto). Depois divida a massa e modele os pãezinhos como preferir (eu fiz bolinhas e recheei com peito de perú picadinho) e vá colocando em uma assadeira, prato ou bandeja. Eu pincelei uma gema de ovo e polvilhe orégano nos pãezinhos, mas não é opcional.
Aqueça a Aifryer (ou o forno) à 180 grau por 5 minutos. Coloque os 4 a 5 pãezinhos dentro da cesta (ou todos no forno) e deixe crescer por uns 10 minutos (desligado). Asse na Airfryer por 10 minutos ou no forno até que estejam douradinhos. Na Airfryer repita o processo até assar todos os pãezinhos. 
Rendeu 14 unidades.

Para transformar em pãezinhos doces acrescente mais 2 colheres de sopa de açúcar à receita.
Para pães integrais, substitua 1 xícara de farinha de trigo branca por farinha de trigo integral e acrescente grãos se desejar.
Pode usar o recheio que quiser.

Achei a receita super prática, fácil e rápida. Só para assar é que demora um pouco por ter que assar de 4 a 5 pãezinhos de cada vez.


Bolo de banana sem leite, sem açúcar e sem farinha
Essa receita estava bombando nas redes sociais e resolvi testar.

2 bananas
1/2 xícara de uva passa
1/4 xícara de óleo
1 xícara de farinha de aveia
1 colher de fermento
2 ovos pequenos

Bater tudo no liquidificador, deixando o fermento por último.
Colocar para assar em forno em 200º por 30 minutos em formar untada e enfarinhada com a aveia. 
Se desejar, polvilhar com canela (não fiz isso).

Eu esperava um pouco mais desse bolo, algumas pessoas conhecidas testaram e adoraram. Mas eu achei que faltou um pouco de açúcar (apesar de usar bananas bem maduras). Mas ficou gostoso e macio (quase um mousse por dentro). 

Quem gosta de banana e de bolos pouco doces, deve experimentar. Talvez, se colocar umas 2 colheres de açúcar, fique mais gostoso.  Infelizmente, a Malu não aprovou.

 * Use sempre produtos da sua confiança e que você tenha informações sobre os alergênicos. Em caso de dúvidas, consulte o SAC.

Comentários