Pular para o conteúdo principal

Receita - Brownie com sorvete de leite de coco e calda de morangos

Eu não sei se a foto é capaz de demonstrar o quando essa sobremesa ficou gostosa! Mas, na minha opinião, foi a melhor que eu já fiz! Tô me achando! kkkk
 
 
Brownie com sorvete e calda de morangos
 
A receita do Brownie é do grupo Tips4APLV do facebook, com algumas pequenas alterações, e, desde a primeira vez  que eu vi, fiquei imaginando como ficaria bom com sorvete e uma calda... Hummm
 
Inicialmente, eu queria fazer um sorvete de baunilha, mas como não encontrei favas de baunilha e não queria fazer com essência artificial, inventei um sorvete de leite de coco. Acho que ficou bom, pois ele tem um sabor neutro, não muito doce, e combinou perfeitamente com o chocolate do brownie e a calda de morangos!
 
O sorvete precisa ser feito com 1 ou 2 dias de antecedência, como não tenho uma sorveteira, usei liquidificador e batedeira.
 
Sorvete de leite de coco
400 ml de leite de coco
1 caixinha de creme de arroz ou de soja (eu usei de arroz)
4 colheres de açúcar (se desejar, acrescente mais açúcar)
1/2 colher de café de emulsificante.
 
Bater tudo no liquidificador por alguns minutos e levar ao congelador por umas 12 horas.
Retirar do congelador e levar ao microondas por 30/40 segundos e bater na batedeira por 5 minutos.  Voltar ao congelador e repetir o processo umas 3 horas depois.
Antes de servir, retire do congelador e deixe na geladeira por alguns minutos.
 
Calda de morangos:
1 caixinha de morangos
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
1/2 colher de chá de corante vermelho (opcional, eu usei porque tenho em casa)
 
Lavar bem, retirar as folhas e picar os morangos, colocar numa panela com o açúcar e a água. Misturar bem para dissolver o açúcar e deixar ferver em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até a calda ficar grossa e reduzir. Colocar na geladeira até a hora de servir. 
 
* Fica uma ótima geléia para o café da manhã também!

Brownie:
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açucar
3/4 de xícara de cacau em pó
3/4 de xícara de óleo (usei canola)
1 xícara de água
1/2 colher de chá de sal
1 colher de café de fermento.
Castanhas do pará picadas (para quem não tiver restrição de nuts, opcional)
 
Misturar numa tigela todos os ingredientes secos, depois o óleo e a água. Por último, colocar o fermento e misturar.
Leva para assar em uma forma untada com óleo em forno médio por uns 20 minutos.
Fica uma massa mais pesada que os bolos convencionais, mas muito saborosa.
 
O ideal é servir quentinho, com o sorvete e a calda.
 
Depois dessa receita, eu resolvi comprar uma sorveteira! Sorvete de massa sem leite é muito difícil de encontrar e a Malu gostou tanto. Nesse verão teremos muito sorvete em casa!

Comentários