Pular para o conteúdo principal

Biomassa de Banana Verde

Você já deve ter ouvido falar em biomassa de banana verde, a queridinha das receitas funcionais e sem leite. Fazia um tempão que eu queria testar, mas não encontrava bananas verdes nas feiras e supermercados de Floripa. Até que, numa viagem de trabalho, consegui comprar uma boa quantidade numa dessas vendas de beira de estrada. Ah, nas lojas de produtos naturais você encontra a biomassa pronta, mas eu acho cara demais.
 
Antes da receita, deixa eu falar um pouco sobre a biomassa...
 
O que é a biomassa

A biomassa é considerada um alimento funcional pois, a banana verde, quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras, não é digerido e nem absorvido.

No intestino, a biomassa é utilizada por bactérias boas do nosso organismos, chamadas de probióticos, como uma fonte de energia, mantendo assim a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção dos nutrientes e barreira entre o meio externo e meio interno.

A biomassa auxilia no funcionamento intestinal, agindo na prevenção e tratamento de quadros como diarreia, constipação, prevenção de doenças como câncer, obesidade, colesterol e triglicerídeos alterados e diabetes.

É rica em vitaminas como A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio, potássio e sódio.
 
Os 8 benefícios da biomassa
  1. Melhora o funcionamento do intestino.
  2. Recupera a microbiota intestinal, melhorando o sistema imunológico.
  3. Por ser rica em fibra é capaz de promover saciedade sendo aliada do tratamento para obesidade.
  4. Reduz a absorção de gordura da dieta.
  5. Reduz a absorção de glicose da dieta.
  6. Na culinária pode substituir o leite condensado, creme de leite, maionese porque, ela funciona como um espessante.
  7. Nas preparações sem glúten, ela melhora a textura deixando as preparações mais macias.
  8. Fonte de vitaminas antioxidantes e minerais que contribuem para a saúde óssea e também contração muscular.
Para quem tem restrição alimentar

Por auxiliar na recuperação da saúde intestinal e impedir a absorção de gordura e açúcar na dieta, a biomassa é indicada para quem tem restrições alimentares como intolerância ao glúten, à lactose, possui diabetes ou alergias alimentares. Recuperando a saúde intestinal, o organismo fica mais protegido e mais fortalecido para a digestão de alimentos permitidos.
 

Para todas as idades

A biomassa pode ser consumida para todos, desde crianças, adultos, gestantes, nutrizes e idosos. Não há contraindicação. É muito benéfica à saúde e deve ser introduzida no dia-a-dia.
Fonte das informações
 
 
E afinal, como se faz a biomassa?
 
Ingredientes:
10 bananas de qualquer tipo bem verdes, como as da foto 1.
Modo de preparo:
Corte as bananas pela ponta sem deixar aparecer a polpa. Lave-as com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxague bem.
Coloque as bananas numa panela de pressão e cubra com água (foto 2).
Leve ao fogo e conte 10 minutos a partir do início da pressão da panela. Desligue e deixe a pressão sair sozinha (foto 3)
Com as bananas ainda quentes, tire a polpa com o auxílio de um pegador e coloque imediatamente num processador ou liquidificador. 
Bata a polpa até ficar homogênea, adicionando água filtrada quente se necessário. Não utilize a água do cozimento das bananas (foto 4)
Se não for utilizar imediatamente, guarde na geladeira por até 5 dias ou congele por até 3 meses.
10 bananas rendem aproximadamente 3 potes de 200 gr, como os da foto 5.
 

 
 
Dicas importantes
  • Se utilizar o liquidificador, tome cuidado para ele não queimar, pois a massa é pesada. A dica é colocar junto com 5 bananas no liquidificador pelo menos 100ml de água.
  • Colocar para congelar em porções suficientes para acrescentar nas preparações. Para descongelar, utilizar um pouco de água para dissolver em panela aquecida em fogo brando.
  • Para facilitar a limpeza da panela após o processo unte-a antes com óleo com auxílio de um papel toalha e também pode passar óleo após fazer a banana para que o resíduo saia com facilidade.
 
A biomassa pode ser utilizada em várias receitas, doces ou salgadas, pois o seu sabor é neutro. A primeira receita que eu fiz com ela foi um estrogonofe de frango e ficou muito bom. Pena que não lembrei de fotografar.
Em breve posto mais receitas. 

Comentários