Pular para o conteúdo principal

Receita: Nuggets caseiros

Antes da Malu nascer, eu sempre tinha uma caixa de nuggets (empanado de carne de frango) no congelador para aqueles dias mais corridos... Tão prático, tão gostoso... e eu achava que bastava assar no forno para torná-lo uma opção mais saudável.
Mas a maternidade fez de mim uma pessoa mais informada, mais crítica e mais preocupada com a qualidade da nossa alimentação. Assim, boa parte dos industrializados foram abolidos da dispensa. Além disso, tinha a APLV da Malu que restringia a maioria destes alimentos.
Pesquisando um pouco, cheguei a conclusão que os tais  "empanados de frango" deveriam estar numa lista de alimentos proibidos para crianças (junto com a salsinha, os sucos de caixinha, etc.)
Está me achando exagerada? Chata? Xiita? Então, leia aqui.
Mas existe uma opção muito mais saudável e muito gostosa! Nuggets caseiros!
Essa receita é da nutricionista Gabriela Kapim do programa Meu filho come mal.
Ingredientes:
500g de frango moído (usei filé de peito moído no processador)
4 pães de forma integral esfarelado (usei 2 e achei suficiente)
1 fatia pequena de cebola (usei 1/4 de cebola média)
3 dentes de alho (usei 1 colher de café de alho amassado)
 Sal e temperos a gosto
1 farinha de milho para empanar
2 ovos
Modo de preparo:
Acrescentar a cebola e o alho já picados ao frango e misturar. Ajustar os temperos na mistura e deixá-la bem homogênea (eu coloquei todos os ingredientes no processador de alimentos, exceto o ovo e a farinha de milho).
Moldar bolinhos e ajustar as laterais de forma a fazer os nuggets. Empanar os nuggets passando nos ovos batidos primeiro e depois na farinha de milho. Assar por 30 minutos a 200ºC.

Notas: pré-aquecer o forno por 10 minutos a 200ºC; o nugget cru pode ser congelado (15 dias) de forma interfolhada com papel filme; a farinha de milho pode ser substituída por farinha de linhaça ou aveia.

Rendeu 24 unidades, assei metade e congelei o restante. Fica um pouco sequinho, eu sugiro colocar um fio de azeite de oliva por cima antes de assar. Podem ser fritos também, mas assados são mais saudáveis!

Atualizando: A Thais do Blog "As delícias do Dudu" fez um vídeo muito legal com uma receita de nuggets caseiros. A diferença da receita dela é que o ovo é colocado na mistura com o peito de frango ao invés de ser usado para empanar. Talvez assim fique menos sequinho. Vou experimentar fazer assim da próxima vez.



* Use sempre produtos da sua confiança e que você tenha informações sobre os alergênicos. Em caso de dúvidas, consulte o SAC.

Comentários

  1. Delicioso! Obrigada... Meu filho amou, comeu 6 de uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Magdá!
      Fico muito feliz com um retorno desses.
      Um abraço.

      Excluir
  2. Aii que delicia, vou tentar fazer, não sei se terei muita habilidade mas vou tentar ! E que coisa mais linda a Malu hehe a única coisa que temos de diferente no nome é que eu fui registrada como Malú mesmo, mas uma fofura sua filha!!

    beijos,

    http://enquantoissonaitalia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Malú
      Tente fazer, não precisa de muita habilidade, não!
      Muito obrigada pela visita e comentário carinhoso.
      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Eu respondo por aqui. Volte para dar uma olhadinha na resposta.
Se precisar de uma reposta mais urgente, mande um e-mail lucianawinck@hotmail.com
Beijos!